quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Filarmónica tem nova bandeira

Ao lerem este título, dirão alguns: O que tem a ver a Filarmónica com a Associação de Combatentes? É simples. É que na banda arganilense militam Combatentes, quer executantes, quer dirigentes e, por isso, não fica descabido de, neste “Sítio”, mencionarmos o grande momento que a Instituição e a Comunidade viveram antes da realização da Procissão de Velas.

Oferecida pela arganilense professora e escritora Albertina Jorge Figueiredo, irmã de três executantes da banda (também combatentes), tia e cunhada de dois dirigentes, a bandeira foi benzida pelo nosso cónego reitor Manuel da Silva Martins, bênção que foi enriquecida com palavras muito honrosas para com a sua benfeitora.

Com a nossa vila em pano de fundo, a cerimónia foi muito enriquecedora social e culturalmente, pois a nossa banda, ao longo de 158 anos tem sido o emblema forte e vivo da cultura arganilense e por ela têm passado diversas gerações.

Registe-se que a bandeira agora substituída já datava de 1953 e neste andamento necessitava de ser substituída. Que o diga o seu porte bandeira, Horácio Ribeiro: Cada vez que lhe pegava o cuidado era sempre pouco.

Em nome da Associação dos Combatentes, aqui fica um forte e sentido aplauso à professora Albertina, por este gesto benemerente, pois demonstra, tal como seus irmãos e demais familiares, um forte carinho pela sua, pela nossa querida Filarmónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário