domingo, 16 de outubro de 2011

Lembranças Exercito V

105mm L-118 / L-119 (Light Gun) Artilharia de médio/longo alcance

Fabricante: Bofors / BAE Systems
Função principal: Artilharia de médio/longo alcance --- Calibre: 105mm
Cadência de tiro: 6 disparos p/min.
Alcance máximo: 15Km
Comprimento: 6.32M / Largura: 1.87 - Altura: 2.21
Peso da munição: 15Kg
Peso do sistema: 1870Kg
Velocidade do projectil: 709 metros/s
Tripulação da peça: 7

Os L-119 chegaram a Portugal em 1998, tendo sido aumentados ao efectivo do Regimento de Artilharia Nr. 4, 18 unidades. Estas unidades encontram-se em Leiria, dado o RA-4 constituir o nucleo operacional do GAC - Grupo de Artilharia de Campanha - da Brigada Aerotransportada.
Descrição genérica sobre este tipo de armamento
O calibre 105mm foi utilizado por vários países, nomeadamente pela Alemanha desde os anos 30 e foi um calibre que também foi utilizado pelos britânicos, e países da Comonwealth.
Também os Estados Unidos adoptaram este calibre.
Após a II guerra mundial, o calibre 105 passou a ser standard dos países da NATO.
O L-119 / L-118 é um canhão ligeiro transportável por via aérea e "lançável" por para-quedas, directamente sobre o teatro de operações. Pode igualmente ser rebocado por uma viatura ligeira. O canhão tem como objectivo apoiar operações militares com fogo direto ou indireto a unidades de infantaria. A sua principal vantagem é a sua enorme mobilidade que advem do seu reduzido peso. Têm também um perfil baixo, o que facilita a sua ocultação, além de a sua operação não exigir uma área para o recuo da peça.
As versões L-119 e L-118 são virtualmente iguais, sendo apenas a versão L-119 adaptada ao nivel do cano, para permitir o disparo de todas as munições standard NATO.
Transporte: Pode ser transportado por via aérea, nomeadamente por helicóptero. Normalmente será rebocado, por viaturas do tipo HUMMER, UNIMOG ou equivalentes.
Como pode disparar munição perfurante, em caso de necessidade, pode ser utilizado como arma anti-tanque, mas para isso precisa ser utiizado a distâncias muito próximas do alvo, o que torna a peça totalmente inadequada para essa função.
Alcance normal: 11.5 Km
Com munição de propulsão assistida (só na versão L-119) chega até 19 Km. O Alcance standard da versão L-118 é estimado em 15 Km.
Cadência de tiro: 6 disparos por minuto (durante 2 minutos) e 3 disparos por minuto, durante meia hora.
Esta peça, tem capacidade anti-tanque e pode atacar carros de combate a uma distância útil de 800 metros.

Sem comentários:

Enviar um comentário