terça-feira, 2 de novembro de 2010

Três gestos de saudade

Aproveitando o Dia de Todos-os-Santos, data que são lembrados os nossos mortos, a Associação de Combatentes do Concelho de Arganil não quis também esquecer a memória dos que tombaram em defesa da Pátria nas guerras ultramarinas. Indo ao encontro desse sentir, três elementos da Associação – Leonel Costa, José André e José Vasconcelos – deslocaram-se às sedes de freguesia onde foram colocados ramos de flores nos monumentos ali implantados.
Iniciou-se a romagem pelas 10 horas. Em Pomares, na presença do Presidente da Junta de Freguesia, Amândio Fernandes Dinis, e de alguns familiares dos quatro mortos – Fernando Dias Marques, na Guiné, Ramiro Cosme Costa, Germano Jesus Castanheira e Ernesto Santos Marques Sousa, em Angola – assistiu-se a uma cena muito pungente para quem presenciou. É que a mãe do Ramiro entregou um donativo à Associação para as despesas que vai tendo, em memória do filho.





Na Abrunheira (S. Martinho da Cortiça), na presença do Presidente da Junta de Freguesia, Rui Franco, e mais algumas pessoas, homenageou António Artur Conceição Pereira, falecido na Guiné.




Em Arganil, no monumento da Rotunda do Sobreiral, estiveram presentes mais alguns elementos da Associação e da Associação de Comandos.Neste monumento, que homenageia os mortos do concelho, indicamos os que ainda não foram mencionados: Raul Oliveira Neves, do Maladão, morto na Guiné; Luciano Jesus Dias, de Cepos, morto em Angola; António Agostinho Dinis (Moçambique), Sebastião José da Cruz Antunes (Angola), Vítor Manuel Castanheira Costa (Angola), da freguesia de Folques; José Henrique Pedro (Moçambique), de Moura da Serra; José Lourenço Antunes (Angola), do Piódão; Horácio Dias Ferreira (Angola), de Pombeiro da Beira; Manuel Francisco Silva (Moçambique) e Amândio da Silva Carvalho (Guiné), do Sarzedo; António Marques Lucas e Adelino Nunes, de Teixeira, mortos na Guiné.




Entretanto, em Vila Cova do Alva, os dirigentes José Carlos Ventura e António Vasconcelos, deslocaram-se ao cemitério para depor um ramo de flores na campa de António Fernando Ribeiro Paiva, falecido recentemente vítima de doença que não perdoa. Combateu na Guiné.
Além de, na reunião de direcção se ter proposto um voto de pesar pela perda do associado e amigo da Associação, os dois elementos acima indicados levaram ainda uma carta de condolências que foi entregue à família.

Sem comentários:

Enviar um comentário