sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A minha homenagem ao amigo Paiva


Foi com alegria que, no longínquo mês de Janeiro de 1974, recebi a notícia, na Guiné, mais concretamente no Chugué, em plenas matas do Tombali, no sul, onde me encontrava há longos meses, da chegada de um conterrâneo desconhecido.

A alegria e a curiosidade de saber quem era, levou-me a assistir à atracagem da LDM da Marinha, no Rio Cumbijá, a qual nos trazia mantimentos, material de guerra e… o tal conterrâneo desconhecido. Fiquei a conhecê-lo nesse dia. Tratava-se do António Fernando Ribeiro de Paiva, de Vila Cova do Alva.

Como “velhinho”, e como era da praxe, levei-o ao bar para mitigar a sede. Aí começámos a travar longa conversa. Já cansados, acabou por se instalar nos seus “luxuosos aposentos”, já que eu, nessa noite, estava de serviço.

Entretanto, continuei a acompanhá-lo sempre que podia e daí a nossa grande amizade ao longo do tempo, tanto na tropa como mais tarde na vida civil. Ele como funcionário da Câmara Municipal de Arganil, eu ligado às telecomunicações, encontrávamo-nos amiudadas vezes e essas vezes serviam para trocar dois dedos de conversa. Essa conversa ia direitinha aos tempos idos da vida militar, como não podia deixar de ser, mas também não passava despercebida a que se passava no dia-a-dia.

Mas a morte, sempre à espreita, deixou marcas profundas em mais um lar e com ela deixou a dor e o luto, com o desaparecimento prematuro deste vilacovense.

Mesmo minado por doença que não perdoa, o amigo Paiva falava da sua doença com uma naturalidade que pasmava. Já debilitado, dizia que tudo estava a correr bem e que era uma questão de tempo.

Tinhas razão, meu amigo… foi só uma questão de tempo… para deixares esta vida, uma vida de um Grande Combatente, tanto no sertão guineense, como depois na vida civil, rodeado da família e dos amigos.

Não esquecer ainda que o amigo Paiva foi um grande amigo da sua terra, pois deu boa colaboração às instituições locais, nomeadamente ao Grupo Desportivo Vilacovense, de que foi um dos fundadores.

Por tudo isto e mais que fica por dizer em abono da memória deste amigo, aqui fica a minha homenagem. Que descanse em paz.

Até um dia, amigo Paiva.

António José Vasconcelos.


PS – Se a foto que se insere retrata a saída do mato de nós os dois (o António Paiva à direita, eu à esquerda) de regresso a Bissau, a fotocópia documenta a rendição individual que o Paiva foi fazer na Companhia.


Sem comentários:

Enviar um comentário