terça-feira, 10 de agosto de 2010

Em dia de aniversário Combatentes reforçam memória

A Associação de Combatentes do Concelho de Arganil, ao celebrar mais um aniversário – o oitavo – primou para que, a partir do passado dia 8 deste mês de Agosto, na sua sede, no Bairro do Prazo, inseria na emblemática Casa do Cantoneiro, cujas obras de restauração foram inauguradas no ano passado, a memória continue a estar acesa, através do enriquecimento do Museu, com novas peças dos três ramos das Forças Armadas, com mais incidência da Marinha, com grande quantidade de antigas e sempre modernas referências, destacando-se uma âncora colocada sobre pedestal granítico, a condizer com a sua força de sustentação. A Força Aérea primou com a disponibilização da cauda de um helicóptero (Alouette III),

que se encontra exposto no átrio da sede, “enfiado” na parede, dando a entender que se despenhou. É um símbolo bastante forte para todos os Combatentes, porque quando em combate, eram estas “aves grandes”, como diziam os negros, que acudiam aos feridos graves, com evacuações para os hospitais mais próximos. É justo dizer que foi graças à Base Aérea de Beja que tal orgulho foi concretizado.

Quanto ao Exército, neste dia de festa, e após diversas e aturadas diligências da Direcção para que a Associação pudesse também mostrar um símbolo que enobrecesse também a referida instituição militar, afinal a que maior número envolveu os Combatentes nos três campos de guerra ultramarinas, não foi possível, porque as burocracias, dentro desta esfera militar ainda não foram sanadas, o que é pena, porque a geração, de 1961 a 1974, defendeu sob as ordens de quem entendia que as nossas províncias deviam ser defendidas, com honra, brio e denodo, defendendo a sua pátria, tendo como força e ânimo “A Portuguesa” e a Bandeira verde rubra, dois símbolos que ainda hoje os Combatentes têm bem juntinho ao seu coração.

Dentro deste contexto, tanto os presidentes da Assembleia-Geral (José Carlos Trindade Ventura) e da Direcção da Associação (Leonel Conceição Costa), no uso da palavra, foram bastante claros quanto a esta situação e chamaram a atenção para alguns graduados do Exército presentes, embora já na reforma, mas certamente ainda com certa influência no ramo, possam ajudar a desanuviar este cenário, a fim de que o Exército, na realidade, seja uma palavra bem marcante na sede da Associação de Combatentes do Concelho de Arganil.


Após o descerramento das fotografias dos presidentes acima referidos, que ficarão a perpetuar a “Galeria dos Presidentes”, no salão da sede e os descerramentos simbólicos do helicóptero e a âncora, o Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes,
depois de ouvir as palavras um pouco críticas dos anfitriões, fez um discurso de molde a envolver a harmonia entre as diversas instituições e associações, referindo que todos são combatentes, porque se ontem se bateram em campos da batalha, hoje, embora em moldes diferentes, combatem também por Portugal, ajudando a manter a paz, com a mesma nobreza e galhardia de que é caracterizada a raça Portuguesa. Acentuou que os Combatentes estão acima de tudo, sobretudo no campo político.

O Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng. Ricardo Pereira Alves, um autarca amigo dos Combatentes, pois foi graças à sua intervenção que não só foi entregue à Associação a Casa do Cantoneiro, como colaborou nas obras da sua restauração. Por isso, como referiu, este é um espaço de convívio e de memória, com projecção no futuro, e assim sendo, enfatizou que os Combatentes merecem mais respeito.

Abre-se aqui um parêntesis para recordar, e aproveitando o andamento, das palavras do responsável das comemorações do 10 de Junho de 2010, António Barreto, que defende que as Associações de Veteranos de Guerra devem ser consideradas de Utilidade Pública, e salientou que o país deve respeito aos que fizeram a guerra e ainda, “merecem um Dia do Combatente oficialmente estabelecido” e fazerem parte nas cerimónias públicas e oficiais.

Participaram também nestas cerimónias o Major General Aguda, da Liga dos Combatentes, o comandante Rodrigues Pereira, Director do Museu da Marinha, o Presidente da Junta de Freguesia de Arganil, João Travassos.

E a cerimónia que se seguiu foi a visita ao Monumento dos Combatentes do Concelho, que recorda os falecidos em combate. Nele foram depostas palmas de flores, particularmente da Associação de Arganil, de Tondela e da Federação Portuguesa das Associações de Combatentes, composta por vários elementos, tendo à cabeça o seu Presidente, Dr. António Ferraz.

Abel Fernandes, o responsável do protocolo, leu os inscritos na placa e quando cada nome foi referido, todos em coro retorquiram: “Presente”!


Passados que foram estes momentos de grande solenidade, os convidados e demais presentes dirigiram-se para o Mont’Alto, em cujo restaurante foi servido o bom almoço, almoço que proporcionou a que todos continuassem a viver e a conviver uns com os outros.

E como apontamento final, recorde-se que a fotografia de José Carlos Trindade Ventura foi descerrada pelos três netos; e de Leonel Costa, pela filha. À inauguração simbólica do helicóptero e da âncora, os descerramentos foram feitos, respectivamente, pelo membro da Associação, José Ricardo, paraquedista na Guiné e Presidente da Câmara, e pelo Director do Museu da Marinha e dos “Filhos da Escola”, João Travassos e José Augusto Rodrigues Gomes.


Oportunamente daremos noticias fotograficas do que se passou no Almoço.



3 comentários:

  1. Foi com grande alegria que hoje entrei por primeira vez no vossa pagina web. Está fantástica, gosto imenso, parabéns.Desejo-vos a todos que tenham muita saude para assim poderem disfrutar desse magnífico local e também muita ilusâo para poder e manter esse navio com bom rumo, que nâo é outro que a boa convivência entre todos.
    Grande abraço marinheiro para todos
    Do manuel vasconcelos

    ResponderEliminar
  2. Parabens pelo esforço. Conseguiram, bom trabalho.Bem hajam todos os que participaram nesse vosso projecto.
    José Rei

    ResponderEliminar
  3. Heginio Rodrigues de Lima2 de março de 2012 às 16:48

    Gostei imenso de entrar na nossa página, e digo nossa, porque sou ex-combatente, sócio e arganilense com muito orgulho. Parabéns a quem organizou a página. Por mim, farei para que a mesma seja divulgada. Um abraço para todos os ex-combatentes.

    ResponderEliminar