Motores/ Potência:
2 x motores Klimov TV3-117VM
Potência total: 4140 HP/CV
Velocidade / Autonomia:
Velocidade Maxima: 300 Km/h
Máxima(nível do mar): 280 Km/h
De cruzeiro: 270 Km/h
Autonomia standard /carregado: 460 Km
Autonomia máxima / leve 500 Km.
Altitude máxima: 5802 Metros
Dimensões:
Comprimento: 17 M
Envergadura: 17.2 M
Altura: 4.7
Peso / Cap. Carga:
Peso vazio: 8095 Kg
Peso máximo/descolagem: 11660 Kg
Numero de suportes p/ armas: 4
Capacidade de carga/armamento: 1814 Kg
Tripulação: 1+1
O Mi-28 começou a ser projectado no inicio dos anos 80, quando começou o desenvolvimento do helicóptero Apache de fabrico americano.
Embora o primeiro voo do Mi-28 tivesse ocorrido ainda em 1982, o projecto enfrentou problemas de desenvolvimento. O fim da guerra fria atrasou ainda mais o desenvolvimento ou a introdução deste helicóptero nas Forças Armadas da Rússia, equipadas com grandes quantidades de helicópteros Mi-24.
Se o contrário Mi-24, é uma aeronave adaptada do mais antigo Mi-8, o Mi-28 parece sofrer a influência do projecto do Mi-24. Ele não tem capacidade para transportar um grupo de militares, que tinha sido uma das exigências dos militares russos nos anos 60 e conta com um único canhão de 30mm numa estação por debaixo do nariz da aeronave, exactamente como no modelo norte-americano.
O Mi-28 tem características que o diferenciam de outros helicópteros como por exemplo capacidade para se mover para trás ou para os lados, a velocidades de cerca de 100Km/h.
O Mi-28N tem capacidade para operação durante a noite, estando equipada com sistemas de visão nocturna que permitem quer a navegação quer o disparo de armas em condições de pouca visibilidade.
O sistema de pontaria do canhão de 30mm instalado no nariz do helicóptero é convencional, ligado a um computador de calculo de tiro, que permite auxiliar o atirador aumentando a qualidade da pontaria.
O Mi-28 utiliza os mesmos tipos de mísseis anti-tanque dos Mi-24 e Mi-35
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