sexta-feira, 18 de março de 2011

Desde Moçambique há 43 Anos



Na Aldeia de Santo Antão «perfilou-se» o Batalhão de Caçadores 1878

Tal como muitos Batalhões e Companhias que actuaram nos palcos da guerrilha nas três frentes ultramarinas, de 1961 a 1974, continuam, anualmente, a «perfilar-se» em diversos locais deste lindo nosso Portugal.
Não fugindo à regra, o Batalhão de Caçadores 1878 reuniu, mais uma ano, em franco convívio, próximo da Batalha, local onde se ergue um monumento que encerra também uma época gloriosa, mais propriamente no Restaurante da Aldeia de Santo Antão.
De ano para ano notam-se ausências: uns porque os achaques começam a minar a sua estrutura corporal, outros porque a crise começa a notar-se também e outros ainda porque a morte já os chamou para a derradeira viagem. Estes não foram esquecidos, porque todos, de pé, e em silêncio (tal como quando saímos para o mato, apeados), se lhe guardou um minuto em sua memória.
Mesmo assim, a três companhias, formadas pela CCS, 1502, 1503 e 1504, lá estiveram formadas, não ao som do cornetim, mas aos gritos de alegria de quem chega e se abraça com frenesim e muita, muita amizade. Porque alguns que já não iam ao encontro há anos, ficavam um pouco apáticos, porque já quase não conheciam os camaradas de há 43 anos. Mas depois, falando nos apelidos ou nas alcunhas, logo o abraço era forte e as lágrimas faziam-lhes companhia.
Uns levam consigo, dentro de uns simples plásticos, algumas recordações, como fotografias, a lista dos que faziam parte do Batalhão, quem foi morto ou ferido, não faltando os jornalitos que eram editados por cada Companhia.
Ora sendo um Batalhão constituído por mais de 500 homens, nem todos acusam a chamada do Manuel Tomé e do Francisco Sabino Lopes, os camaradas que desde há anos têm organizado estes encontros. Se neste encontro estiveram cerca de 200 pessoas, combatentes registaram-se apenas metade. O restante são esposas, filhos, netos e familiares que acompanham estes valentes de há quatro décadas. E fazem-no com muito orgulho. Vê-se como os descendentes se orgulham de participar e como reagem ao sentimento dos seus em relação a uns e outros.
Foi em Moçambique que este Batalhão esteve em missão. Primeiro no distrito da Zambézia, depois em Cabo Delgado (Nangololo, Nancatari, Miteda e Miudumbe). Acabou a comissão em Montepuez, em 1968.
A Companhia a que estive incorporado foi na 1504, que tinha como lema «Nós ou Ninguém». Ainda assim, é uma Companhia da qual ainda comparecem algumas dezenas, inclusive o seu comandante, Capitão Jónatas, hoje Coronel na reforma. É o único comandante de Companhia que ainda não deixou os seus homens. Tal como o fazia em campanha, demonstrou ainda a sua maneira de ser: altivo, disciplinado, dialogante, sereno, sentimental. E nas suas palavras de despedida, deixou a mensagem de que todos, até ao fim, mantenham esta união, esta amizade, este sentido de ver o que é a paz, pois os anos em que estivemos juntos, soubemos agir com dignidade, sentido patriótico, sentido de responsabilidade, sentido de sacrifício. Deixou votos de que para o ano todos voltem a reencontrar-se, a fim de que esta chama se apague apenas no momento derradeiro da nossa vida.
O regresso é sempre um pouco embaraçoso. Abraços para aqui, abraços para ali, no fundo fica a esperança de que, para o ano, todos ou quase todos voltem a sentir este calor de amizade, que só quem andou nestas andanças sabe sentir e avaliar.

José Travassos de Vasconcelos.


Sem comentários:

Enviar um comentário