quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Associação de Combatentes continua activa

 

A Associação de Combatentes do Concelho de Arganil, que mantém vivo o seu papel como defensor do Combatente do Ultramar Português, que hoje esse tempo é um pouco denegrido por alguns que deviam saber que na altura esses territórios eram pertença de Portugal, graças aos nossos navegadores que deram vida a esses territórios abandonados e selvagens. E numa sede que honra Arganil, instalada na antiga Casa do Cantoneiro, devidamente remodelada, é um espaço-museu que nos honra, estando ali representada os três ramos das Forças Armadas - Exército, Força Aérea e Marinha.Para além disso é um espaço de convívio, sobretudo aos fins-de-semana, onde se reúnem antigos combatentes, familiares e amigos, como aconteceu no dia 13 de Novembro, com a realização do habitual magusto, onde o convívio reuniu dezenas de convivas, não só para saborear as castanhas, bem como um saboroso caldo verde. 

E como a memória é viva, a Associação não esquece os militares do concelho de Arganil que morreram em combate no conflito ultramarino, visitando as campas ou monumentos situados nas sedes de freguesia, no Dia-de-Todos-os-Santos. Mas o momento é especial com a deposição de uma ramo de flores no monumento situado no Bairro do Sobreiral.

Seguiu-se a romagem ao monumento da Abrunheira (S. Martinho da Cortiça), aos cemitérios de Coja e Vila Cova de Alva e ao monumento de Pomares (que teve a presença do presidente da Junta de Freguesia, Amândio Dinis e familiares dos militares da freguesia que falecerem em combate), seguindo-se o Valado, para homenagear o seu ex-combatente, José Henriques Pedro, que combateu em Moçambique, que tem placa no largo daquela aldeia e onde se encontravam presentes familiares e amigos. 

Aqui, não podemos deixar de agradecer ao amigo do homenageado e amigo desta Associação, Sr. Albino Gomes, bem como à esposa e filha, o almoço que ofereceu na sua residência a todos os elementos que acompanharam o grupo dos órgãos sociais da Associação dos Combatentes do Concelho de Arganil. Mais uma vez um muito obrigado ao Sr. Albino, por mais esta recepção, a que nos habituou ao longo dos anos.




Sem comentários:

Enviar um comentário