sexta-feira, 15 de março de 2019

Programa das cerimónias do 10 de Junho em Lisboa


A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes reuniu no dia 26 de Fevereiro, pelas 11 horas, na Bataria da Laje, em Oeiras, sob a presidência do Vice-Almirante Pires Neves, estando a secretariar o Tenente-Coronel Morais Pequeno.
Nesta reunião ficou já elaborado o programa definitivo das cerimónias do 10 de Junho, no seu XXVI Encontro Nacional, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém (Lisboa).

A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2019, em final da sessão, ficou elaborado e aprovado o seguinte programa:

10.30 Horas, Missa de sufrágio pelos Combatentes mortos, no Mosteiro dos Jerónimos, na qual participam os guiões, o coral e o terno de clarins da GNR, com a presença do Bispo das Forças Armadas e de Segurança.
12.15 Horas, Abertura da cerimónia junto aos Monumento aos Combatentes, com a deposição de flores e a passagem final pelas lápides, com passagem pelos blocos dos Comandos, Fuzileiros e Pára-Quedistas, com palavras de abertura do Presidente da Comissão Executiva.
12.19 Horas, Leitura de mensagem do Presidente da República;
12.23 Horas, Discurso alusivo pelo orador, Prof. Bernardo Pires de Lima;
12.31 Horas, Cerimónia inter-religiosa Católica e Muçulmana;
12.39 Horas, homenagem aos mortos e deposição de flores;
13.02 Horas, Hino Nacional pela Banda da GNR e salva por navio da Armada;
13.05 Horas, Passagem de aeronave da Força Aérea;
13.09 Horas, Passagem final pelas lápides;
13.30 Horas, Salto de Pára-Quedistas do Exército;
13.35 Horas, Almoço-convívio nos terrenos frente ao Monumento.

Os oficiais que interligam as diversas Associações de Combatentes e de Militares: Comandante General Filipe Macedo (ligação à Liga dos Combatentes); Tenente-Coronel Rui Bettencourt (Oficial Delegado do Exército); Tenente-Coronel Paulo Poiares (Oficial de ligação à GNR); Tenente-Coronel Correia do Amaral (Oficial de ligação à Força Aérea); e Capitão-Tenente, Antunes Nunes (Oficial de ligação à Armada).

Nesta reunião a Associação dos Combatentes do Concelho de Arganil esteve representada pelo seu presidente António Vasconcelos e do tesoureiro José Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário