terça-feira, 30 de outubro de 2018

A Associação recebeu os Combatentes da Guiné no seu 2.º encontro de convívio


Em dado momento, a Associação de Combatentes do Concelho de Arganil deliberou que os militares que defenderam as províncias da Guiné, Angola e Moçambique, até 25 de Abril de 1974, organizassem o seu próprio convívio.
2018 é o segundo ano e foi com a imagem da Guiné que no passado dia 21 de Outubro, os combatentes que naquela província da combateram, se reuniram em amistoso convívio, tendo comparecido grande número de convivas, entre combatentes, esposas, filhos e netos, não faltando ainda comandantes de então.
Como habitualmente acontece, o palco das hostilidades amistosas, foi e continua a ser na sede da Associação de Combatentes. Aqui, antes da «operação», os estômagos são bem aconchegados com bons acepipes, para depois seguirem para o combate da amizade e da saudade. E foi junto ao Memorial que a saudade fez os seus efeitos, pois a homenagem sempre praticada aos que tombaram pela Pátria, causa aquela sensação de quem sofreu até à morte, onde o Hino Nacional faz tremer e exaltar os nossos corações. Depois seguiu-se o «ataque» ao Restaurante do Mont’Alto, onde todos degustaram uma boa refeição.
Mas, porém, na sede da Associação, tiveram lugar as indispensáveis palavras saudação e de regozijo por ainda todos ali se reunirem, alguns vindos de longe, e no final um dos organizadores do convívio, José Carlos Ventura, não deixou de fazer oferta de lembranças aos convidados.
António Vasconcelos, como presidente da direcção da Associação: «É com esta força que continuamos a trilhar este caminho da amizade e solidariedade, mantendo este espírito de Combatente…»; Tenente-Coronel João Paulino, da Liga dos Combatentes: «Já tinha ouvido falar que estas vivências em Arganil são das melhores do distrito… têm aqui um belo edificado… a Liga está aberta para apoiar, sobretudo em termos de saúde, das áreas psicológica e psiquiátrica… é bom que façam mais convívios destes»; Luís Almeida, vereador da Câmara Municipal: «A Câmara não podia deixar de estar presente neste dia de partilha e de história… fico regozijado pela Liga dar o seu apoio… voltem sempre que serão sempre bem recebidos e tragam outros amigos».


Sem comentários:

Enviar um comentário