sábado, 1 de abril de 2017

A missão da nossa Associação continua


 Depois da realização da assembleia geral, no passado dia 17 de Março/2017, o novo elenco directivo da ASSOCIAÇÃO DE COMBATENTES DO CONCELHO DE ARGANIL tomou posse no passado domingo, dia 26, onde foram vincados, na voz do presidente reeleito da assembleia, Abel Ventura Fernandes, os rumos a seguir na Associação, cuja equipa se comprometeu a cumprir com o delineado desde a sua criação, que é promover o convívio e ajudar aqueles que, em horas de aflição, mais precisam de ajuda. Tendo também em mente reafirmar o valor que o Combatente teve na defesa da Pátria, nos três ramos da Forças Armadas: Exército, Marinha e Força Aérea.
Presidida pelo seu titular Abel Ventura Fernandes, na assembleia ficou bem patente esse querer dos Combatentes presentes, ajudar e promover a amizade e a fraternidade, num clima de paz e concórdia. O presidente da mesa e outros presentes não deixaram de vincar, de forma elogiosa, a actividade que a casa vai tendo, com grande evidência mantida em 2016.
José Gomes explanou as contas, as quais, pela sua amplitude gráfica, dão para perceber que o deve-haver da Associação está em forma, consistente, enquanto o presidente da direcção, António Vasconcelos, confirma esta realidade, isto devido aos sócios e à contribuição voluntária que se vai verificando de pessoas que visitam a sede, que não deixam de «saudar» a «Joaninha», fazendo penetrar na sua ranhura donativos que, depois somados, dão boa vontade para continuar a dizer que a Associação de Combatentes do Concelho de Arganil, como já aqui se disse, é uma colectividade que vinca o nome do território arganilense, bastando analisar quantas Associações similares não vêm a Arganil para visitar a Casa do Cantoneiro e realizarem os seus convívios localmente, vincando também essa posição os convites que são feitos para a Associação estar presente em realizações de outras por esse país fora.
Como disseram o tesoureiro e o presidente da direcção, para que tudo isto aconteça, é necessário ter uma equipa coesa e dinâmica, que arregaça as mangas, e isso reflecte-se pelas obras que nesta gerência foram feitas, com as quais enriqueceram as instalações, sobretudo em conforto e espaço, não falando no envolvimento museológico, com o engrossamento de novos livros e de artigos militares, que na generalidade cada um utilizava em momentos difíceis da sua vida de militar.
E a confirmar a justeza da actividade atrás referida, foi o Conselho Fiscal, na voz do seu presidente, José Carlos Trindade Ventura, ao aprovar as contas, a deixar um voto de louvor a todos os elementos dos órgãos directivos, «pela grande actividade e dedicada colaboração prestada à Direcção».
Estas, pelo seu número, como disse o presidente António Vasconcelos, vão-se manter ao longo do ano, com saliência para o convívio de aniversário em 20 de Maio; a presença nas comemorações do 10 de Junho, em Lisboa; no mesmo mês a tradicional sardinhada; presença na Festa de Nossa Senhora do Mont’Alto e na FICABEIRA; a realização de um rali paper, não esquecendo a presença nos monumentos existentes no concelho, a fim de ali se deporem flores em memória dos combatentes falecidos em combate; e no mesmo mês (Novembro), a realização do magusto e a finalizar, a celebração da passagem de ano.
Com uma ou outra alteração e pelas palavras proferidas pelo presidente reeleito, são mais dois anos de luta e de dedicação por uma casa que se quer solidária, mantendo um ambiente de forma a dispor bem a quem ali se deslocar, não deixando de ir ajudando outros que precisam, e sobretudo lutando para que o nome de Arganil seja elevado com a Associação de Combatentes do Concelho. Eis a lista votada por unanimidade e por aclamação:

ASSEMBLEIA GERAL – Presidente, Abel Ventura Fernandes; secretário, António Manuel Ventura Fernandes; secretário-adjunto, Orlando Costa.
DIRECÇÃO – Presidente, António José Travassos de Vasconcelos; vice-presidente, Marílio Ramos Gonçalves; secretário, João Alexandre Mateus Pimenta; secretário-adjunto, Pedro Matos Alvoeiro; tesoureiro, José Augusto Rodrigues Gomes; vogais: José Alberto Leitão Guerreiro, Artur Manuel Travassos Correia, José Fernando Simões e Leonel Ribeiro; vogais-suplentes: José Ricardo André e Romão Gonçalves Mateus.
CONSELHO FISCAL – Presidente, José Carlos Trindade Ventura; secretário, José Travassos de Vasconcelos; vogal, Manuel Marcelino Martins Silva.
À última hora soubemos que, na última reunião da Direcção, ficou aprazada a celebração do aniversário da Associação, que é no dia 3 de Junho 2017.

ZÉ VASCONCELOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário