segunda-feira, 9 de maio de 2016

A força do Combatente do ex-Ultramar Português = ALJUSTREL - ARGANIL


A força do Combatente do ex-Ultramar Português                                                                                 Em ALJUSTREL… ARGANIL marcou jornada de grande vivência de amizade, solidária e 
fraterna.
A vivência do Combatente do ex-Ultramar Português é, mais do que nunca, sinónimo de União, Amizade e Fraternidade.
Vem isto a-propósito do encontro que a Associação de Combatentes do Concelho de Arganil realizou à vila alentejana de Aljustrel, a convite da Câmara Municipal e da Associação de Combatentes local, agendada para os passados dias 24 e 25 de Abril de 2016, encontro que teve em atenção o que aquela Associação aljustrelense já tinha efectuado a Arganil.
Mesmo passando para o papel a “missão” da nossa deslocação a Aljustrel, as palavras, as linhas, os parágrafos, não chegavam para descrever os dois dias da nossa vivência naquele território mineiro alentejano.
A saída registou-se às 7 horas, e a viagem decorreu normalmente. A Estação de Serviço de Leiria foi a primeira paragem para o matabicho e para desentorpecer as pernas, enquanto, em simultâneo, estacionava um autocarro da Câmara de Arganil com gente de Pomares, que se deslocava para a zona de Almada, a fim de assistir à celebração da sua colectividade, a velhinha Sociedade de Melhoramentos, que nos permitiu, também cumprimentar velhos amigos daquela freguesia pomarense. 
Prosseguindo, e conforme o agendado, chegámos a Aljustrel cerca das 13 horas. Antes, porém, junto à saída da auto-estrada, tínhamos dois combatentes à nossa espera (o Paulos e Jacinto) para nos encaminharem à sede do concelho, mais propriamente à Ermida da Senhora do Castelo, onde foi partilhado o almoço. Após o repasto, visitámos aquela capela, por sinal muito bonita, de onde se desfruta uma paisagem deslumbrante sobre aquela região. 
Como o tempo voava… Seguiu-se uma visita a uma galeria das minas (antigamente conhecida por Pirites Alentejanas), guiada por Engenheiro e Geólogo, que nos deram uma “aula” sobre a matéria mineira, que ao longo dos anos se registou naquela galeria.



Já na vila de Aljustrel, sempre acompanhado por elementos já referidos, visitámos o Museu Mineiro, acompanhados pelo seu Director, ao qual se agradece todo o acompanhamento. É um espaço que merece ser visitado, tal a sua grandeza em espólio que remonta a tempos bastante recuados. 
Seguiu-se a recepção na sede da Associação de Combatentes, onde nos esperavam dezenas de elementos, sendo ali servido um lanche à comitiva arganilense e a todos os presentes. O seu presidente, Manuel Paulos, dirigiu-nos palavras afectuosas, lembrando o carinho com que foram recebidos em Arganil, afirmando que “isto não é mais do que a troca da amizade recebida na vossa terra”.
Falou de seguida o presidente da Direcção e da Assembleia Geral dos Combatentes arganilenses, respectivamente António Vasconcelos e Abel Fernandes, que agradeceram a recepção que estavam a viver e, logo de seguida, foram trocadas lembranças entre as duas Associações, das quais constavam, da nossa parte, a Medalha do Município de Arganil, além de outras coisas.
Devido às festas do concelho, tivemos que pernoitar num hotel de Castro Verde, voltando mais tarde para o jantar e participar nas festas da vila, que se desenrolaram até altas horas da noite.
No dia seguinte continuaram as festas do concelho, com a inclusão das comemorações do 25 de Abril, no jardim de Aljustrel, requalificado e inaugurado na altura. Na sessão solene, realizado em local tão emblemático, esteve representada a nossa Associação, através do Presidente da Assembleia, Abel Fernandes.


A cerimónia dos Combatentes locais realizou-se junto ao seu memorial, onde foram depostas coroas de flores pelas entidades convidadas, militares e civis.
O presidente da Associação local, ao proferir os nomes daqueles que foram mortos em terras ultramarinas e que estão inscritos no monumento, foram seguidos por forte grito “Presente!”, por parte dos combatentes arganilenses, cujo gesto emocionou quantos ali estavam.
De seguida foi o Abel Fernandes a usar da palavra e, finalmente, o Presidente do Município Aljustrelense.
Encerradas as cerimónias, seguiu-se o almoço no pavilhão gimnodesportivo, com todos os convidados, combatentes e familiares. Antes, porém, houve entrega de lembranças. Ao Sr. Presidente da Câmara de Aljustrel e também ao Sr. Rui Faustino, que, além de ser Presidente de Junta de uma freguesia próxima, é secretário do Presidente, que dentro das suas possibilidades sempre nos apoiou nas andanças por aquelas terras alentejanas. 
Ainda foram anotadas palavras de circunstância pelos Presidentes da Direcção e Assembleia Geral dos Combatentes de Arganil, bem como do tesoureiro da Associação Arganilense, José Gomes, que também estava a representar o Núcleo de Marinheiros de Arganil, e ainda do Presidente da Associação dos Filhos da Escola de Cantanhede, o bom amigo Carlos Freire; e por fim, o Presidente da Câmara de Aljustrel, que muito nos honrou com as suas palavras.
E porque se fazia tarde, lá tivemos que “embarcar” de regresso a Arganil. Pelo caminho ainda parámos para partilharmos as sobras do almoço do dia anterior, chegando a Arganil cerca das 23 horas, com a sensação plena do dever cumprido.

Para finalizar, não podemos deixar de agradecer, publicamente, a simpatia e amizade com que fomos mimoseados por todos os aljustrelenses que intervieram nesta magnífica viagem que foi uma “operação de paz e fraternidade”. Queremos agradecer especialmente aos Combatentes locais Manuel Paulos, João Gato, José Luís e Jacinto, mas de forma particular ao Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Dr. Nélson Brito, pelo seu empenhamento, não podendo esquecer o seu assessor Rui Faustino.

Numa só frase para finalizar: A TODOS O NOSSO MUITO E GRANDE BEM-HAJA!

Sem comentários:

Enviar um comentário