quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Combatentes do Concelho de Arganil fizeram continência aos camaradas mortos em combate



A Associação de Combatentes do Concelho de Arganil, desde a sua fundação, e desde que Pomares, S. Martinho da Cortiça e Arganil possuem no seus territórios marcos vincados, eternizando aqueles que um dia abalaram para terras africanas e morreram em defesa da Pátria, elementos dos corpos sociais têm ido àquelas localidades e colocado coroas de flores nos monumentos em cada uma das freguesias onde se encontram instalados esses marcos.
No passado sábado, dia 2, depois de Pomares, o gesto ampliou-se à Abrunheira, finalizando no monumento do Sobreiral. Na altura própria fizeram-se ouvir, em uníssono, os nomes que estão gravados nas placas respectivas.
Com tais gestos os mortos combatentes de cada uma das freguesias estarão sempre no pensamento daqueles que ainda por cá vão labutando, e souberam, também eles, quanto foi penoso os dois anos passados fora de casa, sem os afectos familiares e sem a vivência dos amigos, mas que, em contrapartida, acabaram por ampliar esse lote de novos amigos, através de momentos maus, mas também bons, por que não dizê-lo, cimentando uma amizade forte, diferente, que perdura e perdurará para sempre, entre todos os que pisaram sertão africano, em tempo de guerra.


ZÉ VASCONCELOS

Sem comentários:

Enviar um comentário