quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ÚLTIMA HORA:

Hoje dia 11, o nosso Director da Delegação de Lisboa José Alberto Soares, fez a recepção de diverso material que nos foi cedido pela Guarda Nacional Republicana, através da divisão de História e Cultura da GNR, o qual destacamos esta belíssima peça:


Um Capacete de Couro Nº 1 de Infantaria, utilizado no uniforme de gala, pelos militares da GNR, em formaturas e cerimónias festivas nos inícios do século XX.

Fazem parte do seguinte espólio que também nos foi cedido:

- Um barrete de pano a azul ferrete e verde, instituído aquando do primeiro plano de uniformes da Guarda Nacional Republicana, em 31 de Outubro de 1910. Esta peça de fardamento transitou para a GNR a partir de 3 de Maio de 1911, com a adaptação do monograma “GNR”. Assim se vem mantendo até aos nossos dias, tal como as calças, o dolmem e a generalidade do uniforme privativo da GNR.

- Uma Boina utilizada pela Guarda Nacional Republicana em missões de manutenção de PAZ da ONU, designadamente no Afeganistão, Bósnia, Kosovo e Timor.

- Um Crachá de Armas de Peito do Comando Geral da GNR.

- Um Apito com fiador utilizado pelas patrulhas no serviço rural.

- Um Coldre em couro, utilizado para a pistola Walther, P38, calibre 9mm, com fiador.

- Um Freio e Estribos de metal utilizado nos cavalos do antigo Regimento de Cavalaria da GNR, datado de 1873.

- Um Bastão em couro utilizado pela GNR nas várias saídas em serviço.

Cada vez mais, o Museu da Associação de Combatentes do Concelho de Arganil, vai ficando enriquecido com as diversas dádivas e cedências de Associados e Departamentos dos vários Ramos das Forças Armadas e Militarizadas.
A todos o nosso muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário