segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Formas de sentir momentos difíceis de cada Combatente

Na vida acontecem momentos que dá para pensar; e quando esses momentos tocam com os sentimentos de cada um, sobretudo dos que sofreram na carne espaços duros de uma guerra que empobreceu a maior parte da juventude, durante mais de uma década, dá para pensar e olhar para trás, já lá vai meio século. Esse olhar para trás traz-nos à mente que, apesar de todas as contrariedades sofridas, sentimos uma solidariedade sem precedentes, que nos aperta o coração quando, volvidos essas cinco décadas, vemos ainda imagens que nos fazem recuar a esse tempo, mas que os seus protagonistas se habituaram à ideia de que um deficiente das Forças Armadas tem que viver a vida, porque ela não teve culpa do sucedido, apesar de algumas dessas vidas terem sido salvas, podemos dizer, como por milagre.
Possamos dizê-lo de alto som, porque vivemos esses milagres, de balas que passaram ao lado de órgãos que não foram afectados, embora outros tenham sofrido algumas mutilações, mas a vida, para esses, continua também com as mazelas presentes no dia-a-dia e que já se habituaram a viver com elas.
Um dos momentos que me marcou recentemente, foi na Feira dos Santos, em Mangualde. Reparámos, por acaso, que um Combatente de Angola, de 1967 a 1969, natural daquele concelho, sofreu uma armadilha e dela resultou ter ficado sem o braço esquerdo, ficando só com metade do braço direito; e foi precisamente o gesto que presenciámos que me impressionou: ao atender o telemóvel com o antebraço e depois de desligado, com os dentes pegou no “atilho” do aparelho e colocou-o no bolso da camisa.
Atrevi-me a falar com este Combatente e disse-me que durante todos estes anos teve que se habituar à ideia… e nem por isso deixou de constituir família. A esposa, filhos e netos participavam também na feira, alegres, com sorrisos nos lábios.
É que este Combatente até é do meu ano de tropa. Portanto com 65 anos.

* * *

Também era do meu tempo o António Gata, que residia em S. Pedro da Lameira (Luso). Fizemos a recruta no Regimento de Infantaria 12, na Guarda, de Outubro a Dezembro de 1966. Ao vir de Moçambique visitei-o na sua casa; e antes de ter falecido, há 5 anos, de doença súbita, tinha antes convivido alguns momentos com ele na sua casa, onde a alegria nos trespassou de emoção e alegria. Ainda tentou visitar-me, aqui, em Arganil, mas teve azar, porque nesse domingo não estava em casa. È que o Gata dava a camisola a um amigo se dela precisasse. E tantos amigos tivera na vida…
Recentemente, um irmão do nosso benquisto amigo e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, Prof. José Dias Coimbra, ao ser sepultado no cemitério do Luso, recordou-me que ali estaria a repousar eternamente o António Gata. Para nos informar, perguntámos a dois indivíduos que se encontravam a conversar. Um deles era o Presidente da Junta de Freguesia do Luso. Não só me deu deu a informação, como me levou à sepultura onde repousa o corpo do amigo Gata, que afinal também era seu particular amigo.
Conversa puxa conversa, acabei por saber que aquele autarca, também do nosso ano, combateu na Guiné e de lá veio sem a perna esquerda.
Como são as coisas. Com este gesto de acompanhar um cidadão para uma residência que não voltará, acabei por dar de caras com a fotografia de um amigo e esbarrar com outro que também foi vítima da guerra colonial.
São as contradições, são as vivências de uma vida militar que, apesar de tantos dissabores e maleitas, fez de nós alguém que nos faz sentir interiormente o mal dos outros, com exemplos que nos faz sentir humanos, onde a solidariedade e o amor são duas virtudes que jamais se apagarão da nossa vida, enquanto a saúde e a lucidez nos derem o prazer de viver.

José Travassos de Vasconcelos

Sem comentários:

Enviar um comentário