sexta-feira, 21 de abril de 2017

“Filhos da Escola” Abril 1964 na ACCA

No passado dia 8, Arganil foi palco de encontro de marinheiros. Desta vez estiveram presentes “Filhos da Escola” do recrutamento de Abril de 1964 a festejar o seu 53º aniversário, que entre militares, familiares e amigos somaram mais de centena e meia de convivas. Da Base Naval de Lisboa (Portão Verde) largou um autocarro com destino a Arganil, tendo chegado pelas 11,30 horas. 



A comitiva foi recebida na sede da Associação de Combatentes do Concelho de Arganil, por dois responsáveis da organização, Acácio Almeida e José Gomes, estes do nosso concelho e também pelo presidente da Associação, António Vasconcelos. Seguidamente aos visitantes foi oferecido um “porto de honra” para aconchego de estômagos. 


Pelas 12,30 horas e já no memorial dos combatentes (Sobreiral) Abel Fernandes presidente da Assembleia da ACCA, saudou os presentes e de seguida foi feita uma simbólica homenagem aos marinheiros falecidos, sendo recordado o arauto destes convívios o Sargtº António Pereira da Palma falecido recentemente. Aqui a esposa do falecido D. Maria dos Anjos Palma e o Comandante Manuel Mendes, elemento também deste grupo de marinheiros, depositaram uma palma de flores, seguido de um minuto de silencio ao toque da música “Silêncio”. Nesta homenagem estiveram presentes o Vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Luís Paulo Costa, o Presidente da Junta de Freguesia, João Travassos e o Comandante Jaime Lopes, oriundo do nosso concelho mais propriamente de Sobral Gordo. 


Depois da fotografia de grupo, a comitiva dirigiu-se às instalações dos multiusos Cerâmica Arganilense onde foi servido um lauto almoço que a todos agradou. A animação karaoke esteve a cargo de Pedro Teixeira, filho de um marinheiro desta “escola”. 





Compareceram marinheiros de norte a sul do país, estes que no ano de 1964 juraram que serviam com honra Portugal e a Marinha de Guerra Portuguesa. Que bela jornada esta, apesar de que cada vez são menos, pois a idade não perdoa. A organização esteve a cargo, em Almada, pelos “Filhos da Escola” Romão Durão e José Gião e em Arganil, Acácio Almeida, José Gomes e Ulisses Cadete. Chegou a hora de levantar “ferro” e pelas 19.30 horas estes marinheiros partiram para as suas moradas, felizes por mais um encontro, comentando que Arganil recebeu muito bem a comitiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário