No passado dia 8, Arganil foi palco de encontro de marinheiros. Desta vez estiveram presentes “Filhos da Escola” do recrutamento de Abril de 1964 a festejar o seu 53º aniversário, que entre militares, familiares e amigos somaram mais de centena e meia de convivas. Da Base Naval de Lisboa (Portão Verde) largou um autocarro com destino a Arganil, tendo chegado pelas 11,30 horas.
A comitiva foi recebida na sede da Associação de Combatentes do Concelho de Arganil, por dois responsáveis da organização, Acácio Almeida e José Gomes, estes do nosso concelho e também pelo presidente da Associação, António Vasconcelos. Seguidamente aos visitantes foi oferecido um “porto de honra” para aconchego de estômagos.
Pelas 12,30 horas e já no memorial dos combatentes (Sobreiral) Abel Fernandes presidente da Assembleia da ACCA, saudou os presentes e de seguida foi feita uma simbólica homenagem aos marinheiros falecidos, sendo recordado o arauto destes convívios o Sargtº António Pereira da Palma falecido recentemente. Aqui a esposa do falecido D. Maria dos Anjos Palma e o Comandante Manuel Mendes, elemento também deste grupo de marinheiros, depositaram uma palma de flores, seguido de um minuto de silencio ao toque da música “Silêncio”. Nesta homenagem estiveram presentes o Vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Luís Paulo Costa, o Presidente da Junta de Freguesia, João Travassos e o Comandante Jaime Lopes, oriundo do nosso concelho mais propriamente de Sobral Gordo.
Depois da fotografia de grupo, a comitiva dirigiu-se às instalações dos multiusos Cerâmica Arganilense onde foi servido um lauto almoço que a todos agradou. A animação karaoke esteve a cargo de Pedro Teixeira, filho de um marinheiro desta “escola”.
Compareceram marinheiros de norte a sul do país, estes que no ano de 1964 juraram que serviam com honra Portugal e a Marinha de Guerra Portuguesa. Que bela jornada esta, apesar de que cada vez são menos, pois a idade não perdoa. A organização esteve a cargo, em Almada, pelos “Filhos da Escola” Romão Durão e José Gião e em Arganil, Acácio Almeida, José Gomes e Ulisses Cadete. Chegou a hora de levantar “ferro” e pelas 19.30 horas estes marinheiros partiram para as suas moradas, felizes por mais um encontro, comentando que Arganil recebeu muito bem a comitiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário