sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Mineiros (e não só) de Aljustrel vieram até nós



Os Combatentes de Arganil continuam a representar condignamente o concelho. Desta vez, uma representação do concelho de Aljustrel veio visitar-nos, sendo recebidos na nossa sede. Antes, porém, foram aguardados por dois elementos da nossa Associação, junto à Rotunda da Moita da Serra (Presidente e Tesoureiro, respectivamente António Vasconcelos e José Gomes), para os acompanhar até a Arganil, à nossa sede. Aqui foram contemplados com um Porto de Honra e diversas iguarias da nossa região, sendo na altura distribuídos algumas lembranças nossas e também da Câmara Municipal. Visitando as nossas instalações e, como é óbvio, o nosso Museu, ficaram agradados com o que viram.
Seguidamente o nosso Presidente proferiu algumas palavras de circunstância e, de seguida, todos se dirigiram ao memorial aos nossos mortos, ali se guardando um minuto de silêncio, com o grito PRESENTE a uma só voz.
Dali partimos e já que estávamos perto, visitou-se o Museu do Rali, instalado na Cerâmica, já que o mesmo está patente até ao dia 6 de Março.
Dali seguimos para o Salão-Restaurante Mont’Alto, mas antes subimos ao ponto mais alto do Santuário, para dali se apreciar a beleza daquelas paisagens e também a Capela de Nossa Senhora.
A pedido dos organizadores aljustrelenses, gostariam que fosse servido, para repasto, pratos típicos da nossa região e nada melhor do que, como entrada, o nosso bucho, queijo e outras iguarias e para prato principal, a nossa velhinha chanfana, com batata cozida e grelos.
Ao longo do almoço tivemos a actuação do nosso conjunto típico «Os Bota Vinho» que, segundo nos consta, não são desconhecidos naquela região alentejana.
O convívio foi longo e já se fazia tarde para o regresso daquela rapaziada combatente a Aljustrel; mas antes das despedidas, foi entregue um convite ao nosso presidente por Manuel Paulos e pelo representante da Câmara para visitarmos o concelho na semana de 25 de Abril, altura das festas daquela região alentejana.
Para terminar, queremos agradecer aos organizadores Manuel Paulos, João Gato e José Luís, o empenho e a alegria que sempre mostraram neste encontro, fazendo com este redundasse em sucesso, não esquecendo… as menos e mais picantes anedotas.
Nas festas do concelho de Aljustrel lá estaremos reunidos convosco!
Os Combatentes são assim…

António Vasconcelos

Sem comentários:

Enviar um comentário