terça-feira, 29 de outubro de 2013

Combatentes de Tábua operacionais na freguesia de Ázere

A Associação de Combatentes de Tábua, registando o normal fervor patriótico, levou a efeito, na freguesia de Ázere, o seu VIII Encontro. As vindimas fizeram-se notar na afluência que, mesmo assim, ao almoço de confraternização ainda chamou cerca de uma centena de convivas.
A concentração para o Encontro fez-se junto ao monumento ao Combatente, em Tábua, onde foi feita a chamada dos vinte e um conterrâneos falecidos em combate e depositadas coroas e ramos de flores pelo Município, Associação de Arganil e local e também por familiares. Nesta cerimónia falou Fernando Andrade, que pôs em destaque o patriotismo que então levou as nossas tropas ao Ultramar e referindo-se propriamente aos que tombaram na frente de batalha, elevou-os à galeria dos heróis consagrados no Hino Nacional, de nobre povo, Nação valente.
De salientar, logo aqui, a presença do Dr. Alfredo Areia, presidente da Assembleia Municipal; Dr. Ricardo Cruz, em representação da Câmara Municipal; representantes da Associação de Combatentes de Arganil e da Liga de Combatentes; e de Isabel Maria Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Ázere, localidade para onde seguidamente se dirigiu a comitiva e onde foi feita uma romagem ao cemitério, com deposição de coroas de flores pela autarquia e pela Associação de Combatentes de Tábua.
Fernando Andrade explicou o significado desta visita que teve como intenção prestar homenagem a todos quantos, ao longo da história, tombaram em qualquer época ou ponto do Globo, servindo militarmente a Pátria.





Já na sede da Junta, num dos muros circundantes, teve lugar o descerramento duma lápide alusiva do VIII Encontro dos Combatentes, no qual intervieram o dr. Alfredo Areia, Fernando Andrade e Isabel Maria Lourenço, que proferiu palavras de muito apreço pela figura do combatente e da sua satisfação em receber esta jornada patriótica.


Na igreja matriz, o capelão da Associação, padre Paiva, celebrou missa de sufrágio, tendo centrado na homilia as consequências humanas dos efeitos da guerra.
O almoço, servido nas instalações da LAFA, decorreu em ambiente de franca camaradagem, tendo aos discursos usado da palavra Fernando Andrade, que acrescendo à sua qualidade de presidente da assembleia geral da Associação estava também a representar o presidente da direcção, António Carvalho Nunes, impossibilitado de estar presente por falecimento de um familiar, e que situou as suas palavras em factos históricos relacionados com o conflito colonial.
Por sua vez, o Dr. Ricardo Cruz fez uma reposição, muito bem concebida, sobre a figura do combatente no contexto da vivência actual.


O último acto deste Encontro coube à Associação de Combatentes do Concelho de Arganil, representada por
António José Vasconcelos, oferecendo uma lembrança à sua congénere de Tábua, atitude que foi sublinhada com grande ovação, até porque a ofertante tem sido sempre presença assídua e amiga.

Segundo foi anunciado, o convívio do próximo ano será na freguesia de Candosa.

FERNANDO CARVALHO ANDRADE

Sem comentários:

Enviar um comentário