terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Afundamento do Navio "GEBA"


Mais uma vez a minha navegação na WEB dá frutos.
Encontrei o afundamento do "GEBA" Navio da República Portuguesa.
Mas navios há muitos na nossa Marinha.
Porquê o "GEBA"?
Porque recentemente foi-nos oferecido diverso material pela Marinha Portuguesa, para embelezamento da Rotunda onde está inserido o Monumento aos Combatentes mortos no Ultramar e para o nosso museu.
De entre várias peças encontra-se o magnifico SINO que pertencia ao Navio "GEBA".
Obrigado Marinha Portuguesa.
Por isso aqui está a resposta aos porquê deste post.



Às primeiras horas da manhã do dia 21 de Junho, numa área a Sudoeste de Sagres, foi realizado um exercício de tiro que culminou com o disparo de sete mísseis, por cinco fragatas participantes no exercício Swordfish 08.

Com o objectivo de avaliar a operacionalidade e a eficácia dos sistemas de combate e em especial dos mísseis de defesa aérea contra alvos de superfície, foi executado um exercício de tiro real contra o ex-NRP "Geba", o qual foi especialmente preparado para servir de alvo, tendo sido efectuada a remoção de todos os elementos combustíveis e poluentes.

Terminada a fase planeamento e preparação, o exercício teve início esta manhã, a cerca de 200 milhas a Sudoeste do Cabo de S. Vicente, cumprindo-se as normas de segurança internacionais.

Para este exercício, foi criado um cenário táctico onde os sete navios participantes evoluíram por fases, com o objectivo de deter uma ameaça caracterizada por um navio tipo patrulha em aproximação rápida à Força.

Pela primeira vez foi possível, no mesmo exercício, reunir as três fragatas da classe "Vasco da Gama" que, num ambiente táctico, efectuaram o lançamento de mísseis contra o mesmo alvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário