quinta-feira, 5 de agosto de 2010

De Arganil a Leiria

No dia 4 deste mês de Agosto, quatro elementos dos órgãos sociais da Associação de Combatentes do Concelho de Arganil – Manuel Silva, José Carlos Ventura, José e António Vasconcelos – deslocaram-se na viatura do segundo a Leiria, a fim de, no Regimento de Artilharia 4, lhes serem disponibilizados alguns utensílios para enriquecer o Museu da referida Associação.

Graças à intervenção do Sargento-Ajudante Canário, com o consentimento do responsável da logística e segundo comandante daquela unidade militar, Tenente-Coronel Dinis, somente foram cedidas à Associação algumas peças de fardamento, já em desuso, mas que para o efeito em análise servirá para fazer reviver tempos idos e ao mesmo tempo reforçará e enriquecerá a importância do Museu da Associação.

No entanto, foi dito que material, daquele que “enche o olho” a quem passar junto à sede, como por exemplo armamento pesado, quiçá uma viatura, mesmo que esteja a “cair aos bocados”, terá que ser tratado noutros locais militares, em relação aos quais a Associação, desde há tempo a esta parte desenvolveu esforços para que tal venha a acontecer.

Entretanto, relacionado com a Marinha encontra-se colocada já há tempo no exterior da sede uma âncora, bem como grande quantidade de material que se encontra exposto no Museu e no domingo, 8 de Agosto, dia de aniversário da Associação, a Força Aérea estará bem representada, com a instalação da cauda de um helicóptero, gravada do átrio exterior, colocação que dá a impressão que o “Alouette III” se despenhou na parede.

Ao aludir-se ao aniversário, informa-se que ao acto solene estarão presentes grandes figuras militares, quer do Exército, quer da Marinha, que à efeméride darão, certamente, outra dimensão festiva e elogiosa à Associação, quiçá a Arganil e Concelho.

O Porta-Voz da Associação, - José Travassos de Vasconcelos.


1 comentário:

  1. ...apesar de tantos anos passados,continuam os Combatentes de Arganil, contra os canhões marchar, marchar... só que os canhões hoje são outros - o reconhecimento e respeito por parte da sociedade pelas lutas destes homens, no ontem o no hoje e amanhã...

    Parabéns aos nossos emblemas vivos de Lealdade e Dedicação à terra de Arganil.
    Viva aos COMBATENTES DE ARGANIL um motivo de orgulho para as jovens gerações de Pintassílgos.
    Muito bom o Blog... continuem "Bravos das berliés"...

    Pedro Vasconcelos
    Chur-Suíça

    ResponderEliminar