quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Marinheiros «navegaram» até à Associação

 

Foi no passado dia 2 de Outubro que o Núcleo de Marinheiros de Arganil se reuniu em convívio, tendo como alcance a celebração dos seus 45 anos de existência, e por via disso outros marinheiros, de diversos pontos do país, se deslocaram até à sede da Associação dos Combatentes do Concelho de Arganil, espaço que o Núcleo também coabita e possui o seu importante e valioso museu.

Este convívio teve também o condão de homenagear os marinheiros falecidos, com a deposição de flores no Memorial dos Combatentes, onde o presidente do Núcleo, José Rodrigues Gomes, com o grito «Presente!», citou os nomes de Fernando Vasconcelos, Fernando Loureiro, João César, Acácio Almeida, António Vaz, Carlos Borges e José Marques.

Nas boas-vindas aos marinheiros e acompanhantes, José Gomes salientou que estando adormecidos há dois anos, por causa da pandemia, foi grato ver ali tantos companheiros de armas e amigos, já que, como referiu, «o futuro vai-se fazendo através de carolice e com muito trabalho, de braço dado com a Associação», um espaço de memória que faz com que durante o ano ali se desloque muita gente, ficando maravilhados com aquilo que ali encontram. 

Abel Ventura Fernandes, como presidente da assembleia-geral da Associação dos Combatentes do Concelho de Arganil, salientou que o Núcleo de Marinheiros dá força à Associação, fazendo notar o trabalho que o Zé Gomes vem desenvolvendo como tesoureiro da mesma e elemento preponderante do Núcleo e fez votos para que todos os que «aqui se desloquem levem Arganil no coração», já que «estávamos saudosos por estes momentos».

O presidente da Associação, António José Travassos de Vasconcelos, fez votos para que este espírito de convívio continue como até aqui, por cujos «momentos já estávamos saudosos e que voltem sempre, com este espírito de amizade e até sempre».

Seguiu-se a visita ao Memorial, onde foram citados os nomes dos marinheiros falecidos, com a deposição de flores, por parte dos comandantes Jaime Lopes e Rodrigues Pereira, não deixando de prestar algumas palavras no momento, o vereador da Câmara Municipal de Arganil, Filipe Frias, que acompanhado pela também vereadora Elisabete Simões, deixou vincada a importância da Associação e do Núcleo, que «são orgulho de Arganil» e para todos os presentes deixou o convite para que «venham sempre».

No final da cerimónia, todos se dirigiram ao Santuário do Mont’Alto, em cujo restaurante foi servido o almoço, o qual permitiu cimentar ainda mais a amizade entre todos. 

Recorde-se que fazem parte da Núcleo, para além de José Gomes, José Guerreiro, Rui Mota, João Pimenta e José Luís Soares.



Sem comentários:

Enviar um comentário