quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Núcleo de Marinheiros de Arganil celebrou 41 anos

No domingo, dia 9 de Setembro de 2018, o Núcleo de Marinheiros de Arganil celebrou os seus 41 anos de vida com um almoço-convívio dos «Filhos da Escola», ocorrendo a concentração na sede da Associação de Combatentes do Concelho de Arganil, onde o Núcleo tem a sua sede, bem representativo, aliás, com espólio da Marinha que é digno de se ver, onde o Exército e a Aviação têm também a sua presença. Aliás, é um espaço-museu que foi e é sempre visitado com curiosidade, e por isso é uma marca relevante que os visitantes levam de Arganil e elevam também a Associação de Combatentes pelo seu envolvimento em termos de elevar a classe Combatente, onde a Solidariedade é um ponto que marca a vida de cada um, como relevou Abel Fernandes, sendo uma casa solidária, graças aos seus corpos sociais que trabalham na sua valorização, mantendo-a viva e actuante.
O presidente da Associação, António Vasconcelos, teve palavras para os que ali vieram e para os que com ele trabalham na riqueza daquele espaço de história e de convívio, vincando que é necessário mostrar à comunidade o que foram as nossas Forças Armadas e é neste sentido que «continuamos a agarrar esta casa que é de todos nós», e é sempre com orgulho que «vos recebemos e continuaremos a receber».
O presidente do Núcleo e tesoureiro da Associação, José Gomes, realçou a figura de Fernando da Costa Vasconcelos, «O Marinheiro», que foi graças a ele que o Núcleo foi criado há 41 anos, recordando que foi prisioneiro na Índia, aquando do aprisionamento do navio «Afonso de Albuquerque». E com orgulho disse que o Núcleo de Marinheiros de Arganil estará sempre com a Marinha.
Depois de Carlos Cardoso, presidente do Clube das Praças da Armada, dizer que «é importante manter este Núcleo para fomentar o convívio» e depois de entregar uma cresta do Clube, foi o presidente da Junta de Freguesia de Arganil, João Travassos, também «Filho da Escola», a relevar o papel importante que tem desenvolvido, quer o Núcleo, quer a Associação, na defesa de um património que é o Combatente e as Forças Armadas.
Luís Almeida, vereador camarário, deixando a nota de que o Núcleo é mais velho do que ele, e dizendo que as mulheres, ali presentes em grande número, «são agora as âncoras», salientou que Arganil tem homens que a orgulham, onde quer que se desloquem, e não deixou de evidenciar que «o Núcleo tem o brio de ter um pequeno mas expressivo espólio que engrandece a Marinha e Arganil». Deixando o convite para que todos visitassem a nossa sala de visitas, que é o Santuário do Mont’Alto, e depois passarem pela Feira do Mont’Alto, o que aconteceu, porque vimos ali alguns dos marinheiros que participaram nas cerimónias do dia. 
Antes de todos se deslocarem para o restaurante do Mont’Alto, ainda uma visita ao memorial dos Combatentes, onde o poeta e declamador João Bilha brilhou com a declamação de alguns poemas relacionados com o momento que estava a viver-se, tendo como base os descobrimentos.
Ao toque de clarim e do simbólico apito da Marinha, foi evocada a figura de Fernando Vasconcelos, bem como foi guardado um minuto de silêncio aos que passaram pela Marinha, com um PRESENTE!


Sem comentários:

Enviar um comentário