sexta-feira, 3 de julho de 2015

De Belém (Lisboa) à Lourinhã

A nossa Associação, mais um ano, esteve representada, a alto nível, nas comemorações do Dia 10 de Junho, junto ao Memorial dos Combatentes, em Belém, que tombaram ao serviço da Pátria. Como sempre, é uma cerimónia de grande alcance histórico, onde cada Combatente ali deixa as suas amarguras quanto ao tempo que andou por terras africanas, deixando uma lágrima perante aqueles que entretanto não chegaram com vida à sua terra, ao seu Portugal. Enquanto vermos ramos de flores junto ao nome de familiar, ainda se prova que alguém ainda se desloca chorando o seu ente querido.




Passadas pouco mais de duas semanas, a Associação de Combatentes do Concelho de Arganil deslocou-se à Lourinhã, a fim de assistir ao aniversário da sua congénere – Associação dos Veteranos de Combatentes do Oeste - que celebraram os seus 10 anos de existência. Várias cerimónias foram realizadas, junto ao monumento do Combatente, em pleno coração da Lourinhã, estando representadas diversas outras associações.
 A missa foi momento de grande alcance religioso e solidário, onde se registaram dois momentos de relevo:
O baptizado de uma criança, o Lucas, que o celebrante fez questão de o levar desde o baptistério até ao altar, mostrando a toda a plateia o novo cristão, cujo gesto calou bem fundo em todos.
O segundo gesto foi a apresentação dos dons, no momento do ofertório, que muito dizem sobretudo ao Combatente.
A VELA - Símbolo da Luz: «A Luz de Cristo, que vai adiante, na Vida de todos os Homens que caminham na Esperança, em busca da Paz, e que guiou também os passos daqueles que hoje aqui lembramos!».
A BÍBLIAPalavra de Deus: «Palavra viva e actual, Bússola a indicar o Caminho para Te seguir, Farol na Vida de muitos que nos precederam na Fé, e que foi, quantas vezes, o único bálsamo nos momentos de dor, medo e solidão!
CAMUFLADO – Símbolo da Coragem: «Para tantos de nós, foi também o agasalho da Tua Graça, a couraça que nos revestiu, protegeu e acalentou em situações mais complicadas. Ainda… a última mortalha de alguns… que tombaram a lutar por um Ideal em que acreditaram!
ESPADA e BOINAS – Símbolos da Perseverança e Confiança: «Como símbolos maiores dos Combatentes, são-no igualmente da motivação que a fé nos confere nos momentos mais difíceis da vida, e que nos anima a confiar que nunca nos deixarás desamparados!».
BANDEIRA NACIONAL – Símbolo da nossa Pátria: «Portugal, a Pátria onde nascemos e pela qual lutamos e sofremos, e que tantos Companheiros nossos honraram com a dádiva suprema da própria Vida, cumprindo assim o Compromisso jurado de a defenderem até à última gota do seu sangue!».
Nesta jornada de convívio e de memória, foram os seguintes os Combatentes da nossa Associação que fizeram parte desta representação: Manuel Silva, Ricardo André (porta-estandarte), José Vasconcelos, António Vasconcelos e José Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário