sexta-feira, 11 de abril de 2014

A requalificação do Monumento é a operação da Associação focada para Maio


Foi no dia 29 de Março findo que a Associação de Combatentes do Concelho de Arganil reuniu as suas tropas em redor de uma assembleia-geral que teve como missão, a de paz e convívio, discutir e aprovar as contas, que tal como já referimos, é mais uma colectividade que sabe orientar e investir os dinheiros que os seus sócios e amigos vão disponibilizando. Porém, o mais importante que se avizinha e ali vincado, com algumas 
notícias a dar um lamiré é o que vai ser o dia 31 de Maio, em momento de aniversário, tendo como pano de fundo a inauguração da requalificação do Monumento, no Sobreiral, onde vão constar forte e vincadamente apetrechos que marcaram e marcam ainda a força de defesa e também de ataque das nossas tropas. Sabemos que neste evento vão estar presentes altas personalidades militares e civis, inclusive militares que, de diferentes partes do país, pertencerem a duas unidades que estiverem em missão em Moçambique, e aproveitarão esta comemoração para celebrar também o seu convívio anual.
E foi em ambiente de amizade, com a presença de elevada presença de sócios, que as contas foram aprovadas por unanimidade, tanto mais sabendo que o saldo, depois de verbas ainda avultadas despendidas, se somou um saldo para 2014 de 638,92 euros, tendo como receita 19.934,57 euros e uma despesa de 19.295,65 euros. A verba mais avultada em termos de gastos, de 1.678,45 euros, ficou a dever-se à aquisição de balcões metálicos, arca frigorífica, bandeiras estampadas, incluindo a bordada, que ambas serão inauguradas no dia 31 de Maio, não falando na restauração do material bélico que vai ser instalado no monumento, incluindo os canhões, no valor de 315,81, tendo em atenção o voluntariado que alguns sócios e amigos têm proporcionado na respectiva restauração. Há que registar também a verba de donativos, que atingiram 1.055,46 euros, e verba da quotização, que se ficou nos 1.786,50 euros. Também os convívios e a abertura da sede têm permitido boas receitas e com elas permite que a Associação leve uma vida financeira saudável.
Há que sublinhar o bom trabalho que o tesoureiro da Associação, José Gomes, tem desenvolvido e pela apresentação das contas, como o fez, denota que o seu amor à causa do Combatente é mais do que patente, referindo ainda que em relação ao ano de 2014, a receita será de 14.638,92 euros e a despesa 13.900 euros.

Os presidentes falam de modificações
O presidente da assembleia-geral, Leonel Costa, falou do material bélico que se conseguiu obter junto da Câmara Municipal da Figueira da Foz, dois canhões antigos abandonados naquele município, que foram doados e colocados aqui sem qualquer encargo, salientando das dificuldades que têm encontrado, junto do Exército, obter seja o que for e por isso, como disse, a oferta figueirense «ultrapassou as nossas expectativas», o mesmo não tendo acontecido da parte da Força Aérea e da Marinha. Com estas ofertas, como afirmou Leonel Costa, «vamos ter três armas para colocar no Monumento e mais uma para colocar na sede da Associação, o canhão maior».
Quanto às informações do presidente da direcção, António José Travassos de Vasconcelos, elas foram no sentido de informar que a Associação vai ficar mais bem identificada, com identificação colocada junto à sede, bem como está a ser estudada a possibilidade de colocar um mastro na fachada da sede para posterior colocação das bandeiras da Associação, Município e a Nacional, que serão hasteadas em dias marcantes, com mais incidência aos domingos. A ampliação do Museu é outra satisfação que o presidente deseja ver concretizada, tendo em atenção o material que há para essa ampliação, dado que há sócios que têm entregado ofertas para que force a que esse projecto seja atingido. António Vasconcelos, depois de desfiar as actividades que ocorreram durante o ano, com saliência para as presenças no Mont’Alto, dia 15 de Agosto e Feira do Mont’Alto, bem como a passagem de ano e o Carnaval, não deixou de salientar o papel que as anteriores direcções tiveram e foi também por esse seu amor à causa que hoje «estamos a beber dessa sua boa administração».
E o Conselho Fiscal, na pessoa do seu presidente José Carlos Trindade Ventura, vincou também a boa administração que tem sendo seguida pela Direcção e por isso reconheceu a sua actividade com a atribuição de um voto de louvor, atribuindo outro voto à imprensa local, nomeadamente «A Comarca de Arganil» e Rádio Clube de Arganil, pelo seu bom desempenho jornalístico em relação das actividades da Associação, votos que tiveram o aceno unânime dos sócios, ampliados com aclamação.

Um ano cheio de actividades
O presidente António Vasconcelos apresentou o plano de actividades para 2014, as quais não diferem muito das anteriores. O aniversário será celebrado em 31 de Maio, tendo como referência a inauguração da requalificação do Monumento aos Mortos do Concelho; ida a Lisboa para assistir às cerimónias do 10 de Junho, como aliás já vem sendo hábito; a realização da tradicional sardinhada pelos Santos Populares, em Junho; presença no dia 15 de Agosto no Mont’Alto (romaria de Nossa Senhora) e em Setembro na FICABEIRA; organização de uma excursão no final de Setembro em itinerário a combinar, aceitando-se sugestões; 1 de Novembro a habitual lembrança dos mortos em combate, com colocação de flores nos monumentos de Arganil, Pomares e Abrunheira (S. Martino da Cortiça); realização do tradicional magusto em Novembro; encerrando o lote de actividades com a Passagem do Ano, em 31 de Dezembro.


ZÉ VASCONCELOS

Sem comentários:

Enviar um comentário